Conhecido como o Dia da Mentira ou Dia dos Tolos (“April Fools”), o Primeiro de Abril tem uma origem obscura. A teoria mais aceita garante que o significado da data surgiu em 1582, quando a França adotou o calendário gregoriano, que mudou o Dia de Ano Novo para o início de janeiro (era no final de março).
Reza a lenda que algumas pessoas, por ignorância, teimosia ou ambos, continuaram a celebrar o Ano Novo no Primeiro de Abril, fazendo papel de tolas. Isso teria se tornado uma tradição anual e supostamente se espraiado por toda a Europa. Mas essa teoria não leva em consideração que registros de épocas mais antigas já davam conta de tolices sistematicamente praticadas neste período ao longo de toda a Antiguidade. Os romanos, por exemplo, celebravam um festival a 25 de março chamado Hilária, marcando a ocasião com mascaradas e “boas tolices em geral”. Holi, o festival hindu das cores, acontecia no início de março e era pautado pela “frouxidão das amarras sociais”.
O mais provável é que as pessoas simplesmente ficassem alegres e “bobas” graças a uma ocasião mais singela: a chegada da primavera.
Eu sei, porque estou alegre e bobo, por vários motivos. O principal deles foi um acontecimento que marcou este Primeiro de Abril para mim – e a companhia maravilhosa que estava comigo. Spring has many faces.
Fool yourselves, all of you.
Falando em rito de passagem… Eu ainda nem sei como descrever esse dia. Putz.Posted by carol at 23:42 Monday May 3, 2006
Que, aliás, tem tudo a ver com divindades trickster.
Sejamos tolos!Posted by carol at 0:14 Monday May 4, 2006
Sim!!!!! Rito de passagem total!!
E, tricksters, you know, provavelmente nascem rindo. ; )Posted by Alexandre Mandarino(www) at 1:32 Monday May 4, 2006
(…lãv…is a mêni splender ssing…)
Feliz por você.Posted by Norrin K at 8:47 Tuesday May 4, 2006
; )))))))
Obrigado, caro arauto!!!!!!!Posted by Alexandre Mandarino(www) at 12:37 Tuesday May 4, 2006