Pequenos Deuses

Capa da edição brasileira de Small Gods, pela Bertrand Brasil

Capa da edição brasileira de Small Gods, pela Bertrand Brasil

E saiu o excelente Pequenos Deuses, de Terry Pratchett. É a minha estreia como tradutor da série Discworld, pela Bertrand Brasil. 

Pratchett é maravilhoso, uma espécie de Jonathan Swift contemporâneo. Consegue seguir várias das melhores linhagens da literatura britânica, da sátira à fantasia, da crítica ao mistério, do gênero "literário" ao thriller. Muitas vezes não só no mesmo livro, mas no mesmo parágrafo. Brilhante como poucos.

Espero estar à altura do excelente trabalho de tradução da Ludi Hashimotonos primeiros livros da série, lançados aqui pela Conrad Editora.

Pequenos Deuses chega às livrarias no dia 10 de abril.
Mas já esta em pré-venda:
http://bit.ly/PequenosDeusesSaraiva 
http://bit.ly/PequenosDeusesAmazon
http://bit.ly/PequenosDeusesTravessa

Posted on April 9, 2015 and filed under Literature.

Cortina de Ruínas em álbum

Capa do álbum

Já está online o álbum com as faixas dos vencedores das edições 2012 e 2013 do Concurso Latinoamericano de Composición Electroacustica y Electrónica Gustavo Becerra-Schimdit, que tem lugar anualmente em Santiago, Chile. Estou presente em parceria com Leandra Lambert, com a nossa música Cortina de Ruínas, primeiro lugar na categoria Musica Experimental em 2012.É só ir lá e baixar o álbum e a capa, de graça. Pelo selo Pueblo Nuevo Netlabel.

Posted on April 2, 2015 and filed under Music.

Ocupação Arte Sonora

"As Três Torres", 2009, texto, música e caixas de acrílico - Alex Mandarino e Leandra Lambert / Foto de Alex Mandarino

Meu trabalho As Três Torres está exposto na mostra Arte Sonora, que ocupa o Castelinho do Flamengo até o final de abril. São três caixas de acrílico contendo três microcontos fantásticos e três ambientações sonoras respectivas, compostas em parceria com Leandra Lambert. Apareçam por la, entrada gratuita.

"A ocupação ARTE SONORA coloca o som no centro da questão, durante dois meses, no Castelinho do Flamengo. Artistas, DJs, músicos e pesquisadores apresentarão instalações, palestras, vídeos, performances, lives, DJ sets, além de realizar gravações de podcasts e mixtapes.

Durante a ocupação os organizadores do projeto, Franz Manata e Saulo Laudares, irão transferir suas atividades de ateliê para o centro cultural.

As quartas e sextas-feiras serão dedicadas ao The Place, prática desenvolvida pelo duo desde 1998, que consiste em um espaço coletivo de experiências sonoras, onde artistas, pesquisadores, djs, músicos e o público compartilham seus interesses e experiências em torno do som.

Os participantes

Alex Mandarino ▪ Anna Costa e Silva ▪ Bhagavan David ▪ BQVC ▪ Caio Cesar Loures ▪ Carlos Lafert ▪ Felipe Vaz ▪ Gabriel Cavalleiro ▪ πollanda ▪ Jose Hesse ▪ Lara Leal ▪ Leandra Lambert ▪ Leliene Rodrigues ▪ Luisa Puterman ▪ Luiza Porto ▪ Marcelo Mudou ▪ Mila Bartilotti ▪ Nuvem Movel ▪ O Grivo ▪ Pedro Victor Brandão ▪ Ricco Garcia ▪ Savio de Queiroz ▪ Sean Diss ▪ Vivian Caccuri …e segue crescendo…

O projeto

ARTE SONORA é uma prática artística do duo Franz Manata e Saulo Laudares. O projeto – iniciado em 2009, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – já assumiu diversos formatos: workshops, happenings, podcasts, exposições, publicações, programas de rádio, ações na web e programas de residência e seu conteúdo é disponibilizado, gratuitamente, no: exst.net/artesonora.

Ao longo de seis anos o ARTE SONORA deixou de ser apenas um workshop com happening em seu encerramento e se transformou numa plataforma de pesquisas, ações, gravação de programas sobre o tema para veiculação online com a participação de importantes artistas e pensadores brasileiros, como: Cildo Meireles, Guilherme Vaz, Rodolfo Caesar, o coletivo Chelpa Ferro entre tantos outros…

O duo

Franz é artista, curador e professor, Saulo é artista e DJ produtor e ambos lecionam na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O duo começou suas atividades em 1996, a partir da observação sobre o universo do comportamento e da cultura da música eletrônica contemporânea e vem realizando programas de residência e participando de mostras, individuais e coletivas, dentro e fora do país.

Panorâmica da sala com trabalhos de Leandra Lambert na Ocupação

Info

Início: Sexta-­feira, 6 de Março, 18h
Visitação até 26 de Abril de 2015, de terça à domingo, das 10h às 18h
Castelinho do Flamengo (Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho)
Praia do Flamengo, 158
2205 ­0655
contato: exst.net@gmail.com

G1 - Antônio Carlos Miguel:

http://g1.globo.com/musica/blog/antonio-carlos-miguel/1.html

Catraca Livre:

https://catracalivre.com.br/rio/agenda/gratis/arte-sonora-faz-ocupacao-no-castelinho-do-flamengo/

No Brasil:

http://nobrasil.co/ocupacao-sonora-no-rio-coloca-o-som-no-centro-da-questao/

Página do evento:

https://www.facebook.com/events/1638511989705912/

As Três Torres no Castelinho, com som ambiente / Foto de Alex Mandarino

Panorama da sala com trabalhos de Leandra Lambert / Foto de Alex Mandarino



Posted on March 6, 2015 and filed under Art.