Sony Adia Lançamento do PS3

O lançamento do esperado Playstation 3, que deveria acontecer no meio do ano, foi adiado para novembro, graças a atrasos na finalização do disco-ótico de nova geração que integra o console. A informação foi dada em uma coletiva convocada às pressas por Ken Kutaragi, chefe da divisão de games da Sony, depois que boatos sobre o atraso apareceram no diário financeiro japonês Nihon Keizai Shinbum.

O PS3 é importantíssimo para a Sony a essa altura e esse atraso certamente vai trazer pequenos problemas, já que a divisão de entretenimento eletrônico luta para se recuperar após vários anos gerando apenas um pequeno lucro. O anúncio já mandou as ações da Sony 1,8% mais pra baixo – e olha que Kutaragi cuidadosamente deu a coletiva após o fechamento da bolsa de Tóquio. Com esse novo deadline, o PS3 acabará chegando simultaneamente às lojas do Japão, Europa e América do Norte, bem às vésperas do Natal.

O atraso foi causado por problemas na finalização da tecnologia de proteção ao copyright do DVD Blu-ray, formato de armazenamento do PS3, que também será o padrão para a nova geração de DVD-vídeos da Sony. O atraso muda ligeiramente a corrida travada por essa nova geração de consoles, já que o Xbox 360, da Microsoft, foi lançado ainda no ano passado. O tão aguardado Revolution, da Nintendo, deverá sair este ano, antes do PS3.

Com as dificuldades financeiras da Sony como um todo, as vendas do Playstation têm sido um ponto importante para a corporação, com o console dominando 60% de seu mercado global. Somadas as vendas do primeiro Playstation e do Playstation 2, a Sony já comercializou mais de 204 milhões de consoles em todo o planeta. Coisa pra dedéu, ainda mais se a gente lembrar de países como este nosso Brasil, onde todas as unidades vendidas (mesmo em lojas) são, em maior ou menor grau, contrabandeadas – a Sony se recusa a lançar o PS oficialmente aqui, graças ao absurdo número a que chegou a pirataria de software na Tupilândia.

Ainda com a certeza de que o atraso afetará a saúde financeira da Sony a curto prazo, a empresa tem um enorme trunfo na manga: a tecnologia “cell”. Desenvolvida em parceria pela Sony, Toshiba e IBM, a tecnologia “cell” certamente vai impôr um novo padrão de processamento. São oito processadores simultâneos e escaláveis, em um padrão que provavelmente vai chegar aos computadores e fará com que você tenha que fazer um upgrade geral no seu PC lá por volta do final de 2007/início de 2008.

O PS3 poderá ser usado ainda como um player de DVD Blu-ray, mas isso não impedirá que ele seja retro-compatível com títulos lançados para o PS1 e o PS2. Terá ainda HD, banda larga e conexões wireless, além de suporte à HD-TV. A produção esperada é de um milhão de consoles por mês.

Posted in Games.

Alex Mandarino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *